quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Consciência Ambiental

Céu azul e um lindo sol iluminando o dia dos cariocas pela manhã. Dias assim são animadores, seja para trabalhar ou para não fazer nada...

Ontem participei de uma oficina de jogos pedagógicos na 28ª Semana de Química do CEFETEQ- Unidade Maracanã. Apesar do pequeno córum, a oficina foi bem interessante. Discutimos alguns aspectos da utilização de jogos na educação de ciências, sobretudo Química e Biologia. Vimos algumas criações de alunos do próprio CEFETEQ e ficamos bastante surpresos com os resultados, com o capricho dos alunos.


No final da oficina discutimos alguns assuntos em relação ao meio ambiente. Produzimos muito lixo? Quando vemos uma roupa bacana, ou um tênis ou sapato novo, temos vontade de comprar? Às vezes esquecemos a torneira aberta, a lâmpada acesa? Sim.


No entanto, eu acho que tudo isso é consequência da educação que recebemos. Eu acredito que é somente pela Educação que mudaremos a rota de colisão com o meio ambinte que nos metemos. A consciência ambiental tem que existir desde criança. Por exemplo: Noutro dia eu estava escovando os dentes depois do almoço e minha filha de 4 anos me disse o seguinte. Papai, não pode deixar a torneira aberta se não vai acabar a água do planeta. Eu pensei; é isso mesmo que estou ouvindo?! E era. Perguntei a ela: Filha, onde você aprendeu isso? Ela respondeu: No Discovery Kids. Discovery Kids é um canal da TV paga voltado para as crianças. Nesse canal existem várias vinhetas durante programação que formam essa consciência ambiental nos pequenos.


Esse é só um exemplo. A educação acontece em qualquer lugar e a todo momento. Pense um pouco antes de jogar o papel no chão, ou a lata pela janela. Ainda temos muito a melhorar. Até amanhã!

Nenhum comentário: